SINAPI
Sistema Nacional de Preços e Índices
para Construção Civil
A base de dados mantida e publicada pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL em convenio com o IBGE, é processada pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI. Além dos serviços e composições, possui também os insumos cadastrados, cotados e atualizados mensalmente e regionalmente para todos os estados.
Esta base de dados e preços são oficialmente adotados por todos os órgãos públicos, por força do Decreto Lei 7.983/2013 para nortear e referenciar orçamentos, empenhos e manejo de verbas públicas nas quais se apoiam editais, concorrências e posteriores contratos firmados para obras e serviços de engenharia. Naturalmente é também a base que norteia os Tribunais de Contas que assistem os atos dos órgãos públicos.
Os serviços consistem de mais de 6.000 itens com sofisticadas composições hierárquicas, estruturadas com até 6 níveis de aninhamento descendente, evocando as mais analíticas composições auxiliares que permitem elaboração de orçamentos bem sofisticados, sob o ponto de vista de análise científica dos insumos envolvidos e suas dosagens. No que tange aos insumos, a base do SINAPI é composta de aproximadamente 5.600 itens que são cotados nos estados e distrito federal por métodos que envolvem coleta, atribuição ou estimativa por meio de coeficiente de representatividade amplamente explicados em seus manuais.
A base de dados de serviços e insumos do SINAPI sofre inclusões e exclusões mensais conforme a conveniência do órgão mantenedor. Para atender a abrangência nacional, o órgão retalhou seus preços de referências para cada estado da federação e o distrito federal.
Para conhecer todo o conteúdo disponível pelo SINAPI, acesse o endereço clicando aqui.
Nesta mesma página, para obter as principais planilhas em MS-Excel, clique no estado de seu interesse, conforme imagem abaixo:
Assine para ter total acesso a todas as Bases
Experimente a plataforma WikiobraS gratuitamente por 30 dias!